finanças · Uncategorized

Como economizar dinheiro e se planejar mais durante o ano

Até conhecer meu marido, eu não era uma pessoa regrada com dinheiro. Nunca sabia quanto eu tinha, tava sempre faltando dinheiro e eu gastava demais e não conseguia juntar dinheiro para nada. Viajar? Nem pensar, pois não sobrava dinheiro.

Depois que casamos, por influência dele que tem uma planilha incrível, comecei a organizar a minha vida financeira e foi a melhor decisão que tomei na minha vida, viu?

A planilha me permitiu ver onde eu gasto, com o que eu gasto e me planejar melhor no decorrer do ano. Não sou neurótica de anotar tudo o que eu compro e por isso criei uma planilha que melhor se adapta ao meu estilo de vida e aos meus gastos.

Com essa planilha eu consegui me organizar, guardar dinheiro e com isso viajar duas vezes para NY, pro Japão e pra Argentina. Esse ano vou passar uns dias em Miami e tudo estará planejado em todos os detalhes.

Essa é a minha planilha:
planilha

❤ Como ela funciona?

Eu coloco no topo da planilha quanto eu ganho por mês e já começo a subtrair meus gastos fixos: Cartão de crédito (tenho um meu e um em conjunto com o meu marido), Contas da casa (que inclui a prestação do imóvel, mercado, faxineira), celular, academia, compras de roupas, compras no débito, gastos na UP (ou seja, no trabalho) e por aí vai.

O cartão de crédito eu anoto em outra aba os gastos e vai automaticamente para minha planilha principal. Os itens em vermelho são os que eu devo e tenho que pagar, por exemplo, comprei alguma roupa no cheque em x vezes e terei que pagar até o mês tal. Em azul é quanto eu me permito gastar naquele mês com aquela categoria. Em algumas categorias como “gastos da UP” eu estipulo uma meta mensal e faço de tudo para cumprir. Se a gente não policiar acaba gastando um pouquinho todo dia durante o expediente e quando vai ver foi uma bolada. Para isso trago meus lanches de casa e evito comprar na rua.

No final da planilha eu coloco a poupança: Normalmente faço uma projeção de economizar x por mês até alcançar uma meta (que pode ser uma viagem) mas em alguns meses acontecem imprevistos e eu não consigo economizar tanto. O importante é sempre guardar alguma coisa e eu tento guardar pelo menos 30% do meu salário todo mês.

A minha planilha foi criada por mim e foi uma mão na roda no meu dia-a-dia. Acho que ela me ajudou a ser mais controlada, aprender a gastar e economizar.

Como vocês organizam as finanças de vocês?

Beijos

Deixe um comentário

